-
Arquitetos: CAS architecten
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tim Van de Velde
-
Fabricantes: AutoDesk, Delta Light, GUBI, IP Building, Natural Stone, Petersen Tegl, Schüco, Trimble Navigation, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um bairro residencial da cidade histórica de Bruges, na Bélgica, podemos encontrar esta bela junção entre viver e trabalhar. Os clientes, ambos médicos em um hospital na vizinhança, sonhavam com uma nova casa com espaço para sua prática médica. Depois de muito procurar, eles encontraram a localização ideal em um lote com originalmente duas parcelas, incluindo uma casa antiga. Cas Architects fez o resto.
Em primeiro lugar, os arquitetos tiraram partido do terreno: um lugar ornamentado com antigos carvalhos. Pieter-Jan Leenknecht afirma que acrescentam a ideia de percepção do próprio projeto. "Optamos por uma arquitetura íntima com tijolo e vidro, encaixando-a perfeitamente no entorno. Para nós, este é sempre um ponto de partida. O fato do cliente estar muito interessado, tanto em arquitetura quanto em design, compartilhou nosso ponto de vista e certamente contribuiu para o sucesso deste projeto."
Na fachada, bastante fechada, o visitante é convidado a entrar pela discreta abertura próxima à sala de espera do consultório. A própria porta da frente, que leva ao setor privado da casa, está mais afastada para evitar mal entendidos. Os arquitetos idealizaram a separação - tanto acústica quanto visual - entre a prática e a vida privada, por meio de paredes duplas.
Logicamente, o consultório e a garagem estão situados na frente, enquanto todas as salas de estar estão orientadas para o jardim e a piscina na parte posterior completamente aberta. A cozinha tem um papel de destaque. Um charmoso pátio com uma janela que recebe o sol da manhã bem acima do fogão, aumentando a percepção de amplitude, assim como o terraço coberto integrado à área de jantar. A água da piscina, que pode ser vista de todos os cantos da casa, oferece calmaria, além de belos reflexos.
No pavimento superior, no volume menor que segue a forma em "L" do térreo, está situada a área dos dormitórios. Dois quartos para crianças e um para hóspedes, na fachada frontal, estão separados do restante por um longo salão. No final dele, estão localizados dois banheiros, sendo um compartilhado pelas crianças. O dormitório principal, com banheiro próprio, tem vista para o jardim, enquanto o closet se estende ao longo da fachada posterior.
Tanto o interior quanto o exterior são atemporais. O tijolo Kolumba de Petersen, de face longa, faz com que a casa seja camuflada no entorno. O uso de vidro e alumínio faz com que o envoltório seja minimalista e de fácil manutenção. Os materiais aplicados, como a telha Ceppo di gre que pode ser encontrada no terraço e ao lado da fachada posterior junto com a madeira, garantem que a diferença entre o interior e o exterior seja insignificante.
Com este projeto, Cas Architects projetou uma casa que resistirá facilmente ao tempo e se tornará uma combinação ideal de vida e trabalho. "Cada arquiteto se propõe a satisfazer seu cliente e isso certamente aconteceu aqui". "Acredito que cada projeto está entrelaçado com o seu entorno". "Em outro local, isto talvez seria frágil ou dominante demais, mas aqui se encaixa perfeitamente".